E-social

Mercado de trabalho

Atualmente, nas organizações, o tratamento das informações se tornou um elemento crucial, para a gestão fiscal, previdenciária e trabalhista, em função da segurança quanto a informação e da garantia de direitos advindos das legislações. Em contrapartida, o Governo Federal, está buscando adequações afim de padronizar, harmonizar e compartilhar os dados através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). O eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista compõem o projeto SPED, com o objetivo de padronizar e unificar as informações relativas aos trabalhadores, as rotinas de administração de pessoal e segurança no trabalho, folha de pagamento e respectivos encargos trabalhistas, previdenciários e fiscais.

Conteúdo programático

Definição, abrangência, impactos e obrigatoriedade.

Impactos nas obrigações acessórias e a DCTF Web.

Lógica e modelo operacional.

Lógica e modelo operacional.

Identificadores e Qualificação cadastral.

Estrutura de eventos e leiaute dos arquivos.

Informações do Empregador e Tabelas:

Cadastro e administração das informações do empregador e suas tabelas.

Cadastro de Estabelecimentos e de Tabelas.

Cadastro e análise das rubricas da folha de pagamento.

Cadastro de cargos, horários e ambientes de trabalho.

Eventos não periódicos:

Composição dos eventos não periódicos e prazo de envio.

RET- Registro de Eventos Trabalhistas.

Cadastro e alteração de dados dos trabalhadores.

Obrigações de segurança no trabalho.

Férias e demais afastamentos temporários.

Aviso prévio e Desligamentos.

Exclusão de eventos.

Eventos Periódicos:

Composição dos eventos periódicos e prazo de envio.

Movimento da folha de pagamento.

Remuneração e Rendimento do trabalhador.

Apurações de outros fatos geradores de contribuição previdenciária.

Fechamento e reabertura do movimento da folha de pagamento.

Eventos de retorno

Implantação de Políticas Internas:

Sugestão de políticas internas.

Objetivo

Desenvolver conhecimentos para atuar com o novo sistema do Governo Federal de Escrituração .

• Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, E-Social, e orientar para o correto cumprimento da obrigação.

Público Alvo

Profissionais que estejam envolvidos, direta ou indiretamente, com as áreas de recursos humanos, departamento pessoal, serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, fiscal, contábil, gestão de contratos, jurídico e tecnologia da informação, que administram, processam informações e executam as obrigações acessórias, cujo objetivo seja fornecer ao Governo Federal, detalhadamente os itens de: rotinas plenas de departamento pessoal: (cadastros, admissão, demissão, afastamentos, cálculos de folha de pagamento e tributos inerentes, além das informações, nas atividades especiais.

Pré-Requisito:

Ter atuado, ou estar atuando em áreas correlatas, e possuir conhecimentos mínimos de processos eletrônicos, que auxiliam na elaboração de folha de pagamento e documentos legais, relacionados a área, inclusive obrigações acessórias. Escolaridade mínima: ensino médio completo

Documentos para mátricula:

- Documento de Identidade (RG) (apresentação do original).

- CPF ou documento que possua a numeração do CPF (apresentação do original).

Carga horária

  • 12 horas